No Brasil existe um número imensurável de mecânicos de automóveis. Podem ser para pequenos reparos em veículos, como o uso de alta tecnologia, até chegar a testes de motores para pistas de competições.
Segundo a Wikipedia, “um mecânico de automóveis é um profissional com conhecimentos de mecânica de automóveis suficientes para fazer eventuais reparos em tais veículos”. O local onde trabalha geralmente é conhecido no Brasil como oficina mecânica.
O mecânico pode também ser um profissional especializado na manutenção preventiva, na reparação e, ocasionalmente, na modificação de máquinas, motores e outros equipamentos mecânicos.
Há várias maneiras de se tornar um mecânico no Brasil. Pode-se por exemplo trabalhar em uma oficina mecânica, ainda jovem como “badeco”, e aos poucos aprender a profissão. Uma chave aqui, outra ali, faz uma regulagem, troca um bico, uma ventuinha e quando se vê, o “badeco” virou um mecânico.
Outra maneira de se tornar mecânico, é fazer um dos cursos especializados na área, e escolher qual se adequa ao desejo de se tornar este profissional. No mercado brasileiro, há cursos para mecânicos nas áreas de:
- Mecânica industrial
- Mecânica de estruturas
- Mecânica de automóveis
- Mecânica pesada
- Mecânica de usinas
- Mecânica de bordo
- Mecânica de voo
- Mecânico de manutenção de aeronaves
- Técnico mecânico
- Engenheiro mecânico
Quem iniciou a vida como mecânico foi o empresário Johan Gonçalves, que ainda jovem se mudou de Serra Branca, para a cidade de Campina Grande (PB).
Johan, estudou mecânica no Senai e logo conseguiu um emprego na empresa Besa como mecânico de máquinas grandes. Mas o grande desafio de Johan, segundo ele, foi comprar um Jeep bem antigo, desmontá-lo todo, e reformá-lo, tanto lataria como mecânica. Segundo o empresário, o mundo é feito de oportunidades, e a mecânica trouxe-lhe muitas. Hoje, o que um dia foi profissão, é um hobby.
É muito comum o mecânico se especializar em características específicas do automóvel, como por exemplo “suspensão e freios”, “funilaria (remover amassados da lataria) e pintura”, “circuito elétrico, sonorização e alarmes”, “injeção eletrônica”, “chaparia”, etc.
No Brasil, o profissional reparador deve executar os serviços de reparos dentro de normas técnicas de serviços da ABNT, quando estas existirem.