E chegou aquela época esperada em que tem as festas de fim e de início do ano seguidas das férias
A verdade é que todo mundo ama e espera essa data, porque sempre dá pra encontrar a família, os amigos com direito a muita comida envolvida, e se tem algo que brasileiro sabe fazer bem é a tal da comida, é ano todo pensando na comida, como vai ser a ceia e por ai vai.Além do que ainda temos o período de férias, recheado de descanso, passeios e comidas, porque a comida é algo que completa tudo, as viagens podem se tornar mágicas quando se faz achados de restaurantes e bistrôs, e o nosso Brasil é cheio desses lugares encantadores e charmosos, e pra completar temos as bebidas, cervejas especiais, vinhos, drinks diferentes onde se pode harmonizar comida e bebida e ter uma experiência super rica.
Mas é ai que vem a parte em que ninguém gosta dos quilinhos a mais e das gordurinhas que incomodam, com isso começam as maratonas e as loucuras das dietas e exercícios, tudo para recuperar o peso anterior.
Já que não existe um pílula milagrosa, o conselho é que se procure profissionais da área para ajudar no processo, personal trainner, academias especializadas, nutricionistas, clinicas de estéticas, vale tudo para conseguir, ainda mais chegando o carnaval. Nessa época do ano tem muitos desafios que estimulam a perda de peso, com um conjunto que estimula todo processo, exercícios e dietas, neste caso vale a pena procurar um auxílio, seja através de um personal, nutricionista ou mesmo uma clinica de estética.
Sejamos sinceros, tudo bem os exercícios e as massagens, mas a hora da dieta é um grande problema, tirar as coisas gostosas que estamos acostumados, é difícil mesmo, pois a comida está ligada a felicidade, ao prazer, e tirar isso é desanimador. Mas as comidas fitness ou de dieta podem ser uma delícia, basta ter algumas informações básicas e boa vontade na hora de cozinhar, estamos muito acostumados com o fácil e o comum e esquecemos das riquezas por trás dos ingredientes, e já falo por experiência própria: não adiantam os exercícios, as massagens, se não estiverem ligados a uma dieta equilibrada.
Dá para pegar as receitinhas básicas e fazer uma transformação, o segredo está em usar produtos o mais fresco possível, usar temperos naturais, que além de dar sabor, ainda podem ajudar na dieta com algumas funções extras.
O Alecrim por exemplo vai dar um sabor especial na carne de frango, carne suína, e em legumes assados, especialmente tubérculos.
Coentro é ótimo para peixes, frutos do mar e saladas, pois traz frescor à comida.
Hortelã e Menta são ótimas para saladas, sucos e dar um sabor diferente para frutas.
Tomilho combina com carnes de sabor forte e acentuados.
Manjericão é ótimo para molhos de tomate frescos e legumes como abobrinha, berinjela, abóbora, mandioca e batatas.
Pimentas vermelhas são termogênicos naturais e ajudam a dar um sabor a mais na comida.
O uso de limão no tempero também é uma boa pedida tanto o suco quando a raspas do limão, levam sabores diferentes a comida e uma acidez que combina muito bem com peixes, frutos do mar, frango, suínos, são ótimos para bebidas de poucas calorias e pra produção de chás e águas alcalinas, essas inclusive são ótimas somadas a dietas, pois ajudam na digestão, dão mais energia, reduzem a retenção de líquidos, deixam a pele mais firme.
Temos o gengibre que tem um sabor muito especial e combina muito bem com peixes e refogados, sopas e caldos, sucos e chás , além de acelerar a queima de gordura é um excelente aliado.
Além de todos os sabores, ainda tem uma outra vantagem em todos esses temperos, a diminuição da quantidade de sal, gostamos de uma comida com sabor e muitas vezes acabamos excedendo no sal, o que traz alguns malefícios com a retenção de líquidos, um grande inimigo na perda de peso, usando mais temperos você vai conseguir fazer uma comida leve e saborosa com pouco sal. Vale também lembrar que temos opções de sal mais saudáveis ou que tem algumas propriedades extras que é o caso do sal rosa que possui cálcio, iodo, magnésio, potássio, fosforo e quantidades menores de sódio, o sal marinho que é um sal mais rustico obtido através da evaporação da água do mar e não sofreu nenhum tratamento térmico ou químico e temos também a flor de sal ou puro sal, é um conjunto de cristais de sal que se formam na superfície de águas salinas após combinações climáticas não passando por nenhum processo ou refinamento o que mantém a concentração de minerais como zinco, ferro, magnésio, flúor, potássio, cobre, iodo, sódio, basta escolher o que cabe no seu bolso e paladar e se deliciar com as novas escolhas.

Na hora da correria do dia a dia é comum deixar pra lá e acabar usando produtos industrializados ou deixando a dieta de lado pelas dificuldades, pensando nisso existem pequenas e grandes empresas especializadas em fazer esse tipo de refeição, algumas até fazem toda semana e você precisa apenas descongelar, está muito fácil na verdade, mas tendo um tempo chame alguns amigos e faça algo diferente em casa, com os amigos dá para fazer dieta comendo comida gostosa sim, pensando nisso, seguem três receitinhas simples e básicas para vocês brincarem na cozinha.
Receitinhas
Ceviche de tilápia
- 300 g de file de tilápia em cubos médios
- 03 limões ( suco)
- 01 laranja ( suco)
- 02 cebolas roxas laminadas bem finas
- 02 colheres de coentro picado
- 01 pimenta dedo de moça picada sem semente
- Sal a gosto
Modo de preparo
- Em uma refratário misturar o peixe e a cebola e reservar.
- Em outro recipiente fazer o molho, misturar os sucos de limão e laranja, o coentro e a pimenta, despejar sobre o peixe 10 minutos antes de servir, e colocar o sal a gosto.
Fetucine de cenoura ao pesto

Ingredientes
- 3 cenouras descascadas e laminadas
- 200 ml de azeite
- ¼ de maço de manjericão só as folhas
- 50 g de amêndoas ou castanha de sua preferencia
- ½ dente de alho sem o miolo
- 50 g de queijo parmesão
- Sal a gosto
Modo de preparo
- No liquidificador colocar om azeite, o alho, o manjericão e as castanhas e pulsar até ficar pequenos pedaços e um molho verde, adicionar o queijo e pulsar mais algumas vezes acertar o sal ao final.
- Para tirar as laminas de cenoura você pode usar um descascador de legumes.
- Colocar um panela com água no fogo quando começar a ferver colocar a cenoura, deixar até ficar ao dente, depois misturar com o pesto servir com a proteína de sua preferência
Creme de damasco crocante
Ingredientes
- 02 bananas maduras congeladas
- 100 g de damasco
- 80 ml de água de coco
- 30 g de pistache
Modo de preparo
- Cozinhar 80 gramas do damasco na água até ficar mole, é importa não deixar secar a água, quando estiver mole bater o damasco o caldo do cozimento e as bananas congeladas no liquidificador até virar um creme.
- Picar os damascos restantes e as pistache em pequenos pedaços.
- Montar em uma taça, o creme na metade um parte do damasco e pistache picados, mais creme e finalizar com o restante das pistache e do damasco, levar ao freezer por 03 horas antes de servir.
Bon Appétit!