[avatar user=”PA” size=”thumbnail” align=”center”]Paula de Abreu – Editora de moda, designer, fashionista formada pela Polimoda Firenze e colaboradora do site Na Pauta Online – SP[/avatar]

Nem só looks românticos vivem os babados. Além da pegada girlie, roupas com babados também podem ser elegantes, irreverentes, cheias de personalidade e, especialmente, repletas de movimento. Seja em busca de um estilo bem casual, um mood divertido, uma pegada sofisticada ou em uma proposta mais ousada, as peças com babados vão levantar sua produção.

As passarelas das Semanas de Moda internacionais estão aí para comprovar: que babados são lindos e fashionistas! Grifes como a luxuosa da Valentino, a original Viktor & Rolf não economizaram nos babados e promoveram desfiles incríveis na última Paris Fashion Week. Fora do fervo da capital mundial da moda e de olho no street style, nos trazemos os babados para vida real em outras propostas que vão além do romantismo clássico.

Look do dia 

Os looks do cotidiano, especialmente quando estamos falando de verão, podem e devem ser leves e descontraídos. As blusas cropped no estilo ciganinha com babados e o trend da estação, as peças com decote ombro a ombro fizeram um comeback triunfal direto dos anos 90 e se consagraram como uma das grandes tendências da estação mais quente do ano. A vibe que começou com os lançamentos das summer collections lá fora também conquistou seu lugar ao sol na moda de rua.

Para todos os estilos

Se a sua pegada for a ousadia, aposte em maxi babados e cores vibrantes como as primárias, ou escolha os tons neon, o fluo que também viveu um revival recente é muito solar e cheio de energia, uma garantia de alegria no seu visual. Se a sua proposta for mais discreta, a boa é se jogar nos detalhes femininos e delicados, apostando em um mood mais suave, como os tons pastéis. O importante aqui é não abrir mão desse recurso tão clássico na moda na hora de pensar na sua produção. Na busca pela elegância, arrisque um visual monocromático: simples e cool.

Office look 

Para sair da zona de conforto no office look, inclua babados na sua produção: saias midi em tons neutros, camisas menos tradicionais que tragam babados na parte frontal e blusas mais soft, com alguma renda e transparência leve podem coordenar com peças secas, com cortes retos e pegada mais sóbria. Além disso, vestidos com saias em camadas são uma boa pedida, inclusive quando combinados a um blazer, que é uma peça essencial quando o tema é look de trabalho. Lembre-se que o mix de estilos que se opõem pode ser um truque de styling bem original pra sair do lugar comum na moda.

Red carpet

Babados sempre marcaram presença em cerimônias luxuosas como as de red carpet e, no último Grammy Awards não foi diferente. Do babado lateral no vestido Celine tomara-que-caia prateado da grande vencedora da noite Lady Gaga , que voltou para casa com 5 estatuetas, ao volumoso vestido Monsoori vermelho em camadas de Bebe Rexha, o glam dos babados nunca sai de moda.