No maior festival de esportes ciclísticos ao ar livre do mundo, a petropolitana cruza a linha de chegada com mais de oito minutos de vantagem da segunda colocada e quase três minutos em cima da vencedora da categoria Júnior
Monterey (CA/EUA) – Giuliana Morgen, da equipe Sense Factory Racing, venceu a prova de Mountain Bike Cross Country Feminino da Sea Otter Classic – maior festival de esportes ciclísticos ao ar livre do mundo -, na categoria Juvenil, que aconteceu durante a manhã deste domingo, nos arredores do autódromo de Laguna Seca, em Monterey, Califórnia, Estados Unidos. A jovem petropolitana, que fez sua estreia em solo norte-americano, percorreu o trajeto de 22 milhas (35,3 quilômetros) e desnível altimétrico de 800 pés (243 metros) em 1h47min08seg – 8min41 de vantagem da segunda colocada de sua categoria e 2min54seg da vencedora da júnior.
As largadas das baterias femininas aconteceram sequencialmente e a categoria juvenil foi a segunda a partir, cerca de dois minutos após a categoria júnior. Giugiu, que obteve o título pan-americano no início do mês, em uma competição de altitude extrema, estava bem confortável e tranquila durante a prova deste domingo. Começou atacando logo na primeira subida abrindo vantagem, apertando o ritmo e administrando resultado.
“Foi uma prova de bastante aprendizado, com um número alto de meninas na minha categoria e com um nível técnico excelente, numa prova com excelente estrutura e organização. Agradeço à Sense por tudo que vem fazendo por mim, por me apoiar em vir ao Sea Otter, ao Pan-americano e outras competições internacionais que pretendo correr ainda neste ano”, comentou a campeã.
O resultado conquistado na Sea Otter Classic neste domingo foi a sexta vitória consecutiva de Giugiu Morgen em 2019. No início de abril, ela conquistou o bi-campeonato pan-americano, em Aguascalientes, no México. Antes, ela venceu a 25ª Intercity, a primeira etapa da Oggi Marathon Cup e a primeira etapa da Taça Brasil, em fevereiro, além da primeira etapa da CiMTB Michelin, realizada em Petrópolis, há três semanas. Ela ainda encerrou 2018 com os principais títulos nacionais – Campeonato Brasileiro, Taça Brasil, Maratona Estada Real e CiMTB – e liderou o ranking juvenil feminino durante todo o ano.
O próximo compromisso de Giugiu Morgen será a segunda etapa da CiMTB Michelin (Copa Internacional de Mountain Bike), que acontece em Araxá, Minas Gerais, no dia 28 de abril.
Sobre Giuliana Morgen

Giugiu, como é conhecida no universo MTB, apesar do DNA, só começou a competir em 2017. No seu calendário de estreia, faturou, na categoria sub15/infantil, a CIMTB – Copa Internacional de MTB –; a Maratona Internacional Estrada Real – Percurso reduzido; o Campeonato Estadual do Rio de Janeiro, Taça Brasil de Maricá -RJ (Infanto Juvenil), e o vice-campeonato brasileiro de XC.
O ano de 2018 foi repleto de excelentes desempenhos, em provas oficiais no MTB, na categoria juvenil feminino ou equivalente. Em março, tornou-se campeã Pan-americana, na categoria Cadete B (Juvenil, Sub-19) título conquistado em Pereira (Colômbia). No mês de julho, garantiu o título de Campeã Brasileira, na categoria juvenil, em prova oficial da Confederação Brasileira de Ciclismo, em Palheireiros, na Grande São Paulo e encerrou o Ranking Brasileiro de Mountain Bike na liderança absoluta. Ela detém ainda o título da Maratona Estrada Real, na qual se manteve líder nas três etapas disputadas. Em novembro, conquistou a da Taça Brasil (em Maricá/RJ), o que lhe garantiu o título de Campeã Fluminense, na categoria juvenil. E terminou o ano como bicampeã juvenil, na Copa Internacional de Mountain Bike (CiMTB Levorin). Giuliana Morgen faz parte do casting da Sense Factory Racing.