Giuliana Morgen na prova deste domingo, 14, no Estados Unidos (Divulgação)

No maior festival de esportes ciclísticos ao ar livre do mundo, a petropolitana cruza a linha de chegada com mais de oito minutos de vantagem da segunda colocada e quase três minutos em cima da vencedora da categoria Júnior

Monterey (CA/EUA) – Giuliana Morgen, da equipe Sense Factory Racing, venceu a prova de Mountain Bike Cross Country Feminino da Sea Otter Classic – maior festival de esportes ciclísticos ao ar livre  do mundo -, na categoria Juvenil, que aconteceu durante a manhã deste domingo, nos arredores do autódromo de Laguna Seca, em Monterey, Califórnia, Estados Unidos. A jovem petropolitana, que fez sua estreia em solo norte-americano, percorreu o trajeto de 22 milhas (35,3 quilômetros) e desnível altimétrico de 800 pés (243 metros) em 1h47min08seg – 8min41 de vantagem da segunda colocada de sua categoria e 2min54seg da vencedora da júnior.

As largadas das baterias femininas aconteceram sequencialmente e a categoria juvenil foi a segunda a partir, cerca de dois minutos após a categoria júnior. Giugiu, que obteve o título pan-americano no início do mês, em uma competição de altitude extrema, estava bem confortável e tranquila durante a prova deste domingo. Começou atacando logo na primeira subida abrindo vantagem, apertando o ritmo e administrando resultado.

“Foi uma prova de bastante aprendizado, com um número alto de meninas na minha categoria e com um nível técnico excelente, numa prova com excelente estrutura e organização. Agradeço à Sense por tudo que vem fazendo por mim, por me apoiar em vir ao Sea Otter, ao Pan-americano e outras competições internacionais que pretendo correr ainda neste ano”, comentou a campeã.

O resultado conquistado na Sea Otter Classic neste domingo foi a sexta vitória consecutiva de Giugiu Morgen em 2019. No início de abril, ela conquistou o bi-campeonato pan-americano, em Aguascalientes, no México. Antes, ela venceu a 25ª Intercity, a primeira etapa da Oggi Marathon Cup e a primeira etapa da Taça Brasil, em fevereiro, além da primeira etapa da CiMTB Michelin, realizada em Petrópolis, há três semanas. Ela ainda encerrou 2018 com os principais títulos nacionais – Campeonato Brasileiro, Taça Brasil, Maratona Estada Real e CiMTB – e liderou o ranking juvenil feminino durante todo o ano.

O próximo compromisso de Giugiu Morgen será a segunda etapa da CiMTB Michelin (Copa Internacional de Mountain Bike), que acontece em Araxá, Minas Gerais, no dia 28 de abril.

Sobre Giuliana Morgen

Giuliana Morgen na prova deste domingo, 14, no Estados Unidos (Divulgação)

Giugiu, como é conhecida no universo MTB, apesar do DNA, só começou a competir em 2017. No seu calendário de estreia, faturou, na categoria sub15/infantil, a CIMTB – Copa Internacional de MTB –; a Maratona Internacional Estrada Real – Percurso reduzido; o Campeonato Estadual do Rio de Janeiro, Taça Brasil de Maricá -RJ (Infanto Juvenil), e o vice-campeonato brasileiro de XC.

O ano de 2018 foi repleto de excelentes desempenhos, em provas oficiais no MTB, na categoria juvenil feminino ou equivalente. Em março, tornou-se campeã Pan-americana, na categoria Cadete B (Juvenil, Sub-19) título conquistado em Pereira (Colômbia). No mês de julho, garantiu o título de Campeã Brasileira, na categoria juvenil, em prova oficial da Confederação Brasileira de Ciclismo, em Palheireiros, na Grande São Paulo e encerrou o Ranking Brasileiro de Mountain Bike na liderança absoluta. Ela detém ainda o título da Maratona Estrada Real, na qual se manteve líder nas três etapas disputadas. Em novembro, conquistou a da Taça Brasil (em Maricá/RJ), o que lhe garantiu o título de Campeã Fluminense, na categoria juvenil. E terminou o ano como bicampeã juvenil, na Copa Internacional de Mountain Bike (CiMTB Levorin). Giuliana Morgen faz parte do casting da Sense Factory Racing.