Assim como em qualquer grupo ou associação de pessoas, as empresas possuem culturas próprias, que refletem a sua essência e as bases sobre as quais foram erguidas ao longo do tempo – seu DNA. Hoje o tema que iremos tratar, diz respeito à cultura organizacional de uma empresa, que é algo que baliza as ações de todos os indivíduos envolvidos em seus processos organizacionais.

Alencar Oliveira é Publicitário, professor universitário, palestrante, consultor, pós graduado em Branding; Comunicação e Marketing, Gestão de Negócios e Liderança Empresarial, Mestrando em Internacional Business pela Must University (Flórida/USA), Master Executive Coach, membro da ICF (International Coach Federation), Analista Comportamental

Uma empresa é composta essencialmente por pessoas, e estas são elementos fundamentais, capazes de fazer com que determinada organização seja próspera ou não no mercado em que atua. Por terem importância extremamente significativa no contexto empresarial, é necessário que os colaboradores estejam constantemente alinhados com a missão, visão e, principalmente, com os valores de uma organização, para que assim sejam alcançados bons resultados para ambas as partes.

A cultura organizacional é responsável por reunir os hábitos, comportamentos, crenças, valores éticos e morais e as políticas internas e externas de uma empresa. Uma boa cultura pode motivar os funcionários e ajudá-los a crescer junto com o empreendimento, assim como uma cultura “desorganizacional” pode empurrar a empresa e os funcionários para problemas de produtividade e no ambiente de trabalho.

Com base nos valores, as pessoas que estão inseridas em determinado contexto empresarial, sejam líderes, gestores, analistas ou estagiários, por exemplo, realizam seu trabalho e contribuem para o crescimento da organização como um todo. Estes valores, também chamados de características, são altamente valorizados pela organização e fazem com que esta se diferencie e se destaque ou não no mercado em que atua, pois através deles, é possível que uma empresa alcance seus objetivos e obtenha os resultados que almeja para o seu sucesso.

São de suma importância que os valores de uma empresa sejam bem claros, assim como sua missão, visão, ideias e objetivos. O maior ativo de uma empresa são as pessoas, por isso, se os funcionários não estiverem em sintonia com a cultura organizacional, com certeza, acabam tendo comportamentos incompatíveis com que a empresa deseja transmitir, ou seja, é necessário entender a forma com que uma empresa atua e posiciona sua identidade corporativa no dia a dia.

Em suma, é a cultura organizacional que vai desenvolver diretrizes para uma empresa de sucesso, a começar pela forma como os funcionários vão enxergar o negócio e agir dentro dele. Quem investe em uma gestão de pessoas e uma cultura corporativa de qualidade acaba gerando maior satisfação entre os clientes e obtendo maior lucro em suas atividades.

Afinal, a chave para o sucesso empresarial está ligada diretamente na cultura organizacional, com foco nos valores das pessoas e vem se tornando a cada dia imprescindível para as empresas se tornando no eixo estratégico para se posicionarem diante de um mercado extremamente competitivo e de grande concorrência.