Giuliana e equipe no Campeonato Mundial de Mountain Bike, no Mont Saint-Anne (Divulgação)

Atleta levanta a bandeira brasileira no ponto mais alto do pódio em prova que disputou como convidada da organização, dentro da programação do Campeonato Mundial de Mountain Bike, no Mont Saint-Anne, em Quebec.

Mont Saint-Anne (Beaupre/Quebec/CAN) – Giuliana Morgen, da equipe Sense Factory Racing, venceu a prova de Mountain Bike Cross Country (MTB XCO) da Copa Quebec, na categoria Cadete Feminino, que aconteceu durante a tarde desta segunda-feira, 2 de setembro, nas trilhas do Mont Saint-Anne, em Beaupre, Quebec, Canadá. A jovem petropolitana, que fez sua quinta prova internacional do ano, a terceira disputa na América do Norte, pedalou em 35min34seg o trajeto de duas voltas, no circuito de 4,4 quilômetros e altimetria de 217 metros, dominando a prova de ponta a ponta.

Giugiu, que, em abril, obteve o título de bicampeã Pan-americana da categoria, estava bem tranquila durante a prova desta domingo. Depois de, na véspera, ficar na quarta colocação na última bateria da prova de XCE, por causa de um tombo pouco depois da largada, na XCO começou atacando logo de cara, abrindo vantagem em cada subindo, apertando o ritmo, administrando resultado e com o melhor tempo em cada volta (19min25seg na primeira e 16min09seg na segunda).

“Dia chuvoso, pista com muita lama, mas me diverti bastante. Estou feliz pelo resultado, numa prova de nível técnico excelente e disputando com as melhores meninas do Canadá. Agradeço à Sense por mais esta oportunidade e por todo apoio”, comenta a campeã, lembrando que a participação em algumas provas internacionais neste ano faz parte das preparações para mudança de categoria, de juvenil a júnior, a partir da temporada 2020.

O próximo compromisso de Giugiu Morgen será a terceira e última etapa da Maratona Internacional Estrada Real, em Itabirito (MG), no tradicional circuito de 31 quilômetros do morro do Cristo, no dia 21 de setembro, no qual a prova de XCO é válida pelo ranking brasileiro da CBC.

Depois de encerrar 2018 com os principais títulos nacionais – Campeonato Brasileiro, Taça Brasil, Maratona Estada Real e CiMTB – e liderar o ranking juvenil feminino durante todo ano, Giuliana Morgen compete em 2019 com força total. Venceu a 25ª Intercity, a primeira etapa da Oggi Marathon Cup e a primeira etapa da Taça Brasil, em fevereiro. Em maio, levou o Campeonato Brasileiro de Short Track, na categoria Open feminino, dentro do Sense Extreme Days, em Lagoa da Prata. Em julho, levou o Bicampeonato Brasileiro na categoria juvenil feminino e, em agosto, o Bicampeonato da CiMTB Michelin.

No exterior, em abril, Giugiu conquistou o bicampeonato Panamericano, na categoria cadete e, em sua primeira incursão fora das fronteiras latinas, venceu a prova feminina na Sea Otter, na Califórnia (EUA), na categoria juvenil. Participou, ainda, da terceira e quinta etapas da Swiss Bike Cup, no qual pode comparar seu desempenho com as melhores europeias de sua categoria. A soma de todo esta performance estimula a jovem petropolitana de 16 anos na busca de mais resultados para sua coleção.

 

Sobre Giuliana Morgen

Giugiu, como é conhecida no universo MTB, apesar do DNA, só começou a competir em 2017. No seu calendário de estreia, faturou, na categoria sub15/infantil, a CIMTB – Copa Internacional de MTB –; a Maratona Internacional Estrada Real – Percurso reduzido; o Campeonato Estadual do Rio de Janeiro, Taça Brasil de Maricá -RJ (Infanto Juvenil), e o vice-campeonato brasileiro de XC.

O ano de 2018 foi repleto de excelentes desempenhos, em provas oficiais no MTB, na categoria juvenil feminino ou equivalente. Em março, tornou-se campeã Pan-americana, na categoria Cadete B (Juvenil, Sub-19) título conquistado em Pereira (Colômbia). No mês de julho, garantiu o título de Campeã Brasileira, na categoria juvenil, em prova oficial da Confederação Brasileira de Ciclismo, em Palheireiros, na Grande São Paulo e encerrou o Ranking Brasileiro de Mountain Bike na liderança absoluta. Ela detém ainda o título da Maratona Estrada Real, na qual se manteve líder nas três etapas disputadas. Em novembro, conquistou a da Taça Brasil (em Maricá/RJ), o que lhe garantiu o título de Campeã Fluminense, na categoria juvenil. E terminou o ano como bicampeã juvenil, na Copa Internacional de Mountain Bike (CiMTB Levorin). Giuliana Morgen faz parte do casting da Sense Factory Racing.