Foto divulgação

Com as temperaturas cada vez mais altas e os níveis de reservatórios de água cada vez mais baixos, truques caseiros para refrescar o ambiente podem ser a melhor opção para sobreviver essa época do ano.

Brasil, Goiânia (GO), outubro de 2019 – A maioria das cidades do Brasil estão apresentando temperaturas acima dos 30ºC, e só mesmo um ar-condicionado potente ou um ventilador parece dar conta do recado. Mas, além do calor, a estação mais quente do ano também traz propostas legais para a decoração de casa, seja pela tropicalidade do paisagismo, ou de uma simples mudança de moveis, para deixar o ambiente mais fresco. Já pensou em aproveitar pra mudar a casa e trocar alguns móveis e itens de lugar? É sem custo, use apenas a criatividade e reutilize tudo o que já tem, deixando o ambiente renovado e mais fresco.

Arquiteta e professora de design interiores da Faculdade Cambury, Ana Paula Zimmermann

Para a arquiteta e professora de design interiores da Faculdade Cambury, Ana Paula Zimmermann, diminuir a quantidade de objetos dentro da casa é um bom começo. “Não tem muita diferença na forma de organizar a casa. O recomendado é somente diminuir a quantidade de peças decorativas, enfeites, que possam acumular muita poeira e deixar as janelas livres para circulação do ar. Locais organizados e com moveis nos tamanhos adequados ao tamanho do ambiente dão a sensação de espaços mais amplos e, consequentemente mais frescos”, comenta a professora.

As luzes influenciam na temperatura do ambiente?

“Sim, a luz é um elemento de grande influência. O correto para que o espaço seja mais fresco é utilizar lâmpadas frias (fluorescentes) ou de led, preferencialmente na cor branca”, explica Ana Paula ao acrescentar ainda sobre o uso de cores na decoração. “As cores claras nos fazem perceber o ambiente como maior e mais fresco, principalmente de forem utilizados, em uma parede, móvel ou nos objetos decorativos, cores como azul claro e verde. As cores nas tonalidades amarela, laranja e vermelho deixam o local mais quente”, conclui a arquiteta.

Para quem mora em casa com quintal, a dica é cultivar jardins com muitas plantas e árvores altas, para bloquear a incidência solar e, ajudar no controle da temperatura.