Inteligência Artificial já é realidade para a segurança pública - Arquivo Mobilis

Solução está focada na segurança pública e gestão do trânsito

Brasil, Curitiba, janeiro 2019 – O Panorama setorial da Internet, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (cgi.br), traz uma importante reflexão sobre os benefícios da Inteligência Artificial (AI), que segundo a entidade, já funciona como um grande motor para a transformação digital das organizações, governos, indústrias e cidades. Principalmente, para ajudar a resolver grandes problemas da sociedade, como segurança da população e gerenciamento do trânsito,

            A Mobilis – empresa brasileira especializada em soluções para mobilidade urbana e formação de condutores -, acredita nessa proposta, e oferece tecnologia de ponta para ajudar nesse objetivo. Baseado no conceito da IA, o reconhecimento facial da Mobilis é um dos produtos que foi apresentado durante a Intertraffic – o maior evento de mobilidade do mundo – que aconteceu nos dias 12 a 14 de novembro, na Cidade do México.

            O reconhecimento facial da Mobilis é um sistema composto por câmeras e software de AI, que é capaz de identificar as pessoas por meio de análise de detalhes faciais, como a distância entre os olhos, o formato do nariz e a linha da mandíbula. Jobel Araújo, gerente comercial da empresa, destaca que essa tecnologia “permite e auxilia nas mais diversas situações relacionadas à segurança pública”, como é o caso da gestão do trânsito.

            A solução conta com algumas características especiais, como a integração com tablets e smartphones para a captura de imagens, detecção e captação discreta de faces, com o apoio de câmeras inteligentes; tem interface web, para a gestão e controle da identificação, além de integração com os registros e sistemas dos clientes, facilitando a busca dos rostos entre as imagens captadas.

            Essa é foi a quarta participação consecutiva da Mobilis na Intertraffic, um evento que reúne os principais fabricantes de soluções de gerenciamento de mobilidade e segurança no trânsito do mundo. Na edição 2018, em Amsterdam, 120 expositores apresentaram suas mais recentes inovações, produtos e serviços. Para a edição de 2019 a expectativa dos organizadores foi a de reunir mais de 4 mil visitantes nos três dias de evento.