Por Paula Tooths

O rato é o primeiro de todos os animais do zodíaco. Segundo um mito, o imperador de Jade disse que a ordem seria decidida pela ordem em que chegassem ao seu partido. O Rato enganou o boi para lhe dar uma carona. Então, quando chegaram à linha de chegada, o rato pulou e aterrissou à frente do boi, tornando-se o primeiro.

O Rato também está associado ao Ramo Terrestre (地支-dì zhī) Zi (子) e às horas da meia-noite. Nos termos de yin e yang (y-yīn yáng), o Rato é yang e representa o início de um novo dia.

Na cultura chinesa, os ratos eram vistos como um sinal de riqueza e energia. Devido à sua taxa de reprodução, os casais também oravam para eles, por seus filhos.

Os ratos são inteligentes, pensadores rápidos; bem sucedido, mas contente em viver uma vida tranquila e pacífica.

Os anos recentes do Rato são: 1924, 1936, 1948, 1960, 1972, 1984, 1996, 2008, 2020.

Emparelhado com as hastes celestes (T -Tiān gān), há um ciclo de 60 anos. Embora o zi esteja associado à água, os anos também percorrem os cinco elementos da natureza (五行 – wǔ xíng).

Veja a tabela abaixo para obter todos os detalhes de cada ano:

 

ANO ZODIACO RAMO TERRESTRE  FORÇA CELESTIAL  ELEMENTO YIN YANG
1924 Rato zi jiǎ Madeira Yang
1936 Rato zi bǐng fogo de Yang
1948 Rato zi wu Terra Yang
1960 Rato zi Geng metal de Yang
1972 Rato zi rén Água Yang
1984 Rato zi jiǎ Madeira Yang
1996 Rato zi bǐng fogo Yang
2008 Rato zi Terra Yang
2020 Rato zi gēng Metal Yang

 

Personalidade e características

Otimista e enérgica, as pessoas nascidas no ano do Rato são agradáveis ​​a todos. Eles são sensíveis às emoções dos outros, mas são teimosos com a sua opinião. Sua personalidade é gentil, mas, devido às habilidades fracas de comunicação, suas palavras podem parecer indelicadas e rudes.

No lado financeiro, eles gostam de economizar e podem ser mesquinhos. No entanto, seu amor pela acumulação às vezes os leva a desperdiçar dinheiro com coisas desnecessárias.

ELEMENTO ANO  
Metal 1960, 2020 Estes ratos tendem a ser confiável e viver uma vida estável. Eles podem ter algum poder e são capazes de transformar eventos azarados em fortuna.
Água 1972, 2032 Esses ratos enfrentam dificuldades nos primeiros dias. Eles se tornam bem-sucedidos durante a meia idade e criam uma família feliz. No entanto, parentes e amigos íntimos podem sobrecarregá-los.
Madeira 1924, 1984 Estes ratos são multi-talentosos. Eles têm força de vontade e sempre terminam o que começam.
Fogo 1936, 1996 Esses ratos têm QI e QE altos. Eles são medianos durante a juventude, desenvolvem-se bem na meia idade e têm grande fortuna mais tarde na vida.
Metal 1948, 2008 Esses ratos são bons falantes. Eles são os criadores de humor do grupo, mas podem ser um pouco possessivos. Eles enfrentam dificuldades na juventude, mas geralmente são capazes de resistir a elas.

Homens nascidos no ano do Rato são inteligentes e se adaptam rapidamente a novos ambientes. Eles são ótimos criativos para aproveitar as oportunidades. No entanto, às vezes eles não têm coragem de fazê-lo. Embora tenham ótimas idéias, podem não ser adequadas para posições de liderança.

As mulheres nascidas no ano do rato são as mulheres tradicionais. Eles adoram manter as coisas organizadas e valorizam muito a família. Tudo é resolvido por eles e não há necessidade de o marido se preocupar. Fora de casa, eles também são alguém com um senso de responsabilidade e capacidade.

Compatibilidade

Mais compatível com Rato: boi, dragão, macaco

o Ramo Terrestre fixo do Rato é a água, enquanto o Boi é a Terra. Eles se complementam e se ajudam no trabalho e na vida.

Casais formados a partir de Rato e Dragão serão capazes de se entender bem e de ter sucesso juntos.

Semelhante aos dragões, os macacos se dão muito bem com os ratos e tendem a viver felizes para sempre como um conto de fadas.

Menos compatível com rato: cavalo, cabra e coelho

Os galhos terrestres de rato e cavalo se chocam fortemente. Não importa o que um Rato faça, não será suficiente para o Cavalo.

As cabras são atraídas pela riqueza do Rato que esperam controlá-la, tornando um relacionamento difícil.

O Coelho, proposital ou involuntariamente, vai contra a vontade do Rato, enquanto o Rato só pode ficar calado.

Sorte para os ratos

  • Cores: azul, ouro, verde
  • Números: 2, 3
  • Flores: lírio, violeta africana, lírio do vale
  • Sentidos de auspiciosidade: sudeste, nordeste
  • Sentidos da riqueza: sudeste, leste
  • Sentidos do amor: oeste

Azar para os ratos

  • Cores: amarelo, marrom
  • Números: 5, 9

Carreira para ratos

Por causa de sua independência e imaginação, eles são adequadas para trabalhos criativos. Estes incluem autores, editores e artistas. No entanto, se eles ingressarem em uma equipe, sua saída criativa poderá ser bloqueada.

Os ratos também prestam atenção aos detalhes. Eles são adequados para trabalhos técnicos, como engenharia e arquitetura.

Eles estão alertas, mas têm falta de coragem. Isso os torna inadequados como policiais, empresários ou outras posições políticas e de liderança. Embora os ratos tomem boas decisões financeiras, eles devem ter cuidado para não investir com um amigo próximo. Não só causará problemas financeiros, mas também afetará a amizade.

Saúde e estilo de vida

Desde a infância, os ratos têm uma saúde frágil. Eles têm personalidades enérgicas, mas se cansam rapidamente. Eles pegam resfriados frequentemente, mas felizmente não têm doenças graves.

Eles são sensíveis à mudança de temperatura. O clima frio não é apenas insuportável para eles, eles também não suportam o clima quente. Mas, apesar de parecerem fracos e não serem capazes de realizar um trabalho físico duro, eles gozam de longevidade.

Os ratos podem comer qualquer coisa, sejam exóticas ou triviais. No entanto, eles devem prestar atenção à sua dieta. Muitas vezes, eles entram no trabalho e esquecem de comer. Passar longos períodos sem comida e por tal, podem apresentar problemas no sistema digestivo. Os inimigos de sua saúde também incluem hábitos de fumar e beber.

Para uma vida saudável, os ratos devem se lembrar de tomar café da manhã, fazer exercícios moderados e permanecer alegres.

Ratos no Ano do Rato 

Embora o ano de um zodíaco seja tradicionalmente o mais infeliz, carregado de maus presságios e contratempos, 2020 terá um desempenho razoavelmente bom para o Rato. O sucesso virá na forma de carreira; comemore o fato de que seus esforços serão recompensados ​​e vistos. Por outro lado, sua saúde e seus relacionamentos serão uma luta. Visite seu médico ao primeiro sinal de doença e trabalhe para criar um ambiente aberto e amoroso para todos os seus relacionamentos. O ano terá seus problemas, mas os fatores positivos podem mudar isso.

Mesmo que o ano seja um desafio em muitas áreas, a carreira do Rato não estará entre elas. O sucesso florescerá no local de trabalho, gerando benefícios de todos os tipos. O trabalho árduo será recompensado; suas habilidades inteligentes, raciocínio rápido e otimismo o levarão adiante. Bônus exclusivos serão concedidos aos nascidos na primeira metade do ano. Ratos nascidos nos meses seguintes terão que se esforçar um pouco mais por seus objetivos.