Gamificação motiva, analisa dados e comprova sua eficácia na pandemia quando colaboradores experimentam novo regime de trabalho;
Aumento de performance em alguns clientes da empresa chega a 11%, podendo triplicar esse número em dois trimestres;
Ferramenta lúdica para autogestão do funcionário e visão ampla para o gestor em formato de game pode ser aplicada em qualquer área da empresa

 

São Paulo, junho de 2020 – A pandemia da Covid-19 trouxe imensos desafios para os líderes de companhias. Talvez o maior deles seja a gestão de funcionários em home office. Um estudo da Fundação Dom Cabral em parceria com a consultoria Grant Thornton com 705 profissionais que incluíam CEOs e gerentes, apontou que 54% deles iriam pedir aos superiores a continuidade do trabalho remoto após a crise (fonte: jornal Valor Econômico, maio de 2020).

Para especialistas de mercado, o trabalho em casa não exige só equipamentos – mas também uma forma diferente de liderar, de diálogo, de comunicação e de avaliação de pessoas. E a tecnologia chega para facilitar os novos parâmetros do ambiente corporativo. O modelo presencial se encaixava em oito horas. Agora, com o home office, a medição se desloca para o desempenho.

Rubens Melo, sócio e fundador da Gamefic

Para Rubens Melo e Lendel Faria Batista, sócios e fundadores da Gamefic, o futuro da gestão está na tecnologia persuasiva, ou seja, projetada para mudar atitudes ou comportamentos dos usuários. Desde 2016 no mercado, a empresa se dedica a compreender e oferecer soluções lúdicas para engajar equipes e ampliar resultados, usando inteligência artificial.

Quando se pensa em gamificação, o primeiro instinto é sempre pensar em vendas e metas que precisam ser batidas. A solução da Gamefic vai além disso. “A nossa proposta é melhorar resultados de equipes. É possível gamificar qualquer setor ou área de uma empresa, mesmo que esse número seja de três pessoas”, diz Rubens Melo, sócio e fundador.

Para o colaborador, trata-se de uma ferramenta fundamental para que ele possa fazer sua autogestão de performance. E ao gestor é oferecida uma forma de acompanhar a evolução de cada liderado, seus indicadores e seus ganhos. “Adicionamos às principais plataformas de CRM e gestão (Pipedrive, Sales Force, Totvs, Oracle, SAP, entre outras) uma camada de gamificação que motiva, gerencia e analisa os resultados, transformando seus sistemas de registro em valiosos sistemas de engajamento”, completa Rubens Melo.

Através de um algoritmo de estímulo em tempo real, com base em resultados e métricas, funcionários são recompensados de acordo com seus indicadores, criando um coaching individual e personalizado. Hoje a dinâmica se revela em uma corrida de carros. Estão em estudos o universo espacial e um campeonato de surf.

A Gamefic traz adicionais que incrementam a experiência customizada para o cliente. O Machine Learning contribui para que o funcionário entenda onde pode melhorar seu desempenho; um programa de realidade aumentada é usado para visualizar prêmios e recompensas e a plataforma ainda traz feed de notícias próprio – que também conta pontos na avaliação dos participantes quando eles compartilham conteúdos.

Na Gamefic, cada funcionário tem direito a um avatar inclusivo que pode ser adaptado à medida que seus indicadores crescem. E a solução pode ser baixada no celular, no desktop e também em circuitos internos, para que a qualquer momento toda a equipe envolvida possa acessar dados.

Na prática com os clientes – Em busca de uma ferramenta que criasse estímulos dentro de uma dinâmica lúdica, a Portinho Advogados, com sede em Vinhedo e 500 funcionários, aderiu à solução da Gamefic há seis meses e os resultados são bastante promissores. “Nossa experiência até o momento nos mostra que a interação entre a primeira turma de 100 colaboradores é ótima. Baixamos pelo celular e já percebemos que nossos resultados e entregas melhoraram”, diz Diego Parrilla, supervisor de planejamento da Portinho Advogados.

Para a Concilig, primeira operadora de recuperação de crédito a contratar a Gamefic, o ganho de produtividade entre cerca de 60 operadores da empresa foi de dois dígitos durante dois anos. “A nossa produtividade aumentou 11%, e chegou a triplicar em dois trimestres”, completa Faria.

A evolução da Gamefic – Em atividade há quatro anos, a Gamefic já tem história para contar. Entre aprendizados e conquista de mercado que era praticamente desconhecido há pouco tempo, os sócios investiram tempo e dinheiro para entender onde a gamificação já reina absoluta. Em 2019, afivelaram as malas para participar do Tech Crunch Disrupt (evento global de startups), no Vale do Silício, para estarem frente a frente com investidores. “Fomos abordados por um empresário indiano em busca de gamificar mais de 100 milhões de membros. Nossa principal motivação ao participar de um evento como esse é provocar interesse sobre nosso negócio e facilitar a nossa internacionalização”, diz Lendel Faria Batista, sócio da empresa.