Além de médico clínico geral, a UPA também vai contar com pediatra 24 horas, já o atendimento ambulatorial começa em uma semana

Brasil, Goiânia, setembro de 2020 – Depois da ampla reforma e das adequações realizadas no prédio, a UPA Chácara do Governador vai atender casos de urgência a partir desta terça-feira (15/8). Além de clínico geral, a unidade também terá na urgência um pediatra 24 horas por dia e sala de observação  pediátrica.

A obra da Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria de Saúde de Goiânia, para que o Cais Chácara do Governador pudesse ser adequado ao padrão UPA 24h porte III do Ministério da Saúde, resultou em várias melhorias. O número de consultórios médicos passou de três para cinco; o número de leitos com respiradores na sala vermelha – local onde ficam os pacientes que precisam ser estabilizados antes do encaminhamento a um hospital –  passou de um para três. Antes havia uma sala de classificação de risco, agora serão duas.

A unidade também teve a recepção ampliada, a área de ambulâncias coberta, readequação das salas de hidratação e isolamento, além do aumento do número de salas de repouso e sanitários para os funcionários. Com tudo isso, o prédio ganhou mais 485m², agora são 1.944m² de área construída.

Histórico

O Cais Chácara do Governador foi inaugurado em dezembro de 2004. Em 2005, por determinação do prefeito Iris Rezende, começou a funcionar 24 horas. Até às obras, o Cais atendia em média 2 mil pessoas por mês, com as adequações terá capacidade para 4.500 atendimentos.