Eric Granado em Misano (MotoGPMotoE)

Brasileiro sofreu queda na primeira corrida da rodada dupla na Itália. Acidente comprometeu todo o final de semana

O final de semana foi longe do sonhado pelo brasileiro Eric Granado, que disputa o Mundial de Moto-E. Na primeira prova da rodada dupla realizada no circuito de Misano, Itália, o piloto da equipe espanhola Avintia acabou sofrendo uma queda na curva quatro durante a terceira volta quando ultrapassava o belga Xavier Simeon (equipe LCR) para tomar o quarto lugar. O acidente tirou Granado e Simeon da corrida.

“Aquela queda refletiu em todo o meu final de semana”, resumiu Granado. “Eu havia sido o mais rápido nos treinos de sexta-feira, inclusive baixando recorde da pista. E consegui uma boa posição de largada durante a disputa da e-pole, com o quarto lugar. Mas, como o peso das motos elétricas é cerca de 90kg a mais do que na MotoGP, ao ultrapassar o Simeon eu estava no limite e houve uma grande transferência de peso na freada. A aderência na dianteira não foi suficiente para segurar a moto naquele ponto da curva. Foi então que a frente deslizou e atingiu a moto do Xavier. Foi um acidente de corrida, mas eu lamento por ter afetado ele também”, detalha o brasileiro.

Como resultado, Granado largou da 14ª posição na segunda corrida, disputada neste domingo. Esperançoso de obter um bom resultado, o brasileiro enfrentou problemas mecânicos, além do toque de um adversário. “Eu vinha fazendo boas ultrapassagens e acho que chegaria no pelotão da frente, mas levei um toque de um adversário e, além disso, a moto perdeu o freio na dianteira. O problema melhorou somente no final da corrida, mas aí já era tarde para tentar chegar entre os primeiros”, conta Eric, que terminou no sétimo lugar.

Em Interlagos – A vitória na primeira prova da rodada dupla da Moto-E em Misano foi do suíço Dominique Aegerter (equipe Dynavolt Intact GP), com o italiano Matteo Ferrari (Gresini Racing) vencendo a segunda depois de Aegerter também levar uma batida de um adversário e sair da pista – terminando sem pontuar na corrida complementar do final de semana. Com estes resultados, Ferrari é o novo líder, com 86 pontos contra 82 de Aegerter. Granado é o quinto, com 43. Eric embarca para São Paulo nesta segunda-feira (21), onde defende a liderança que detém na categoria principal da Superbike Brasil, em Interlagos, no próximo domingo.

Eric Granado disputa o Campeonato Mundial de Moto-E com patrocínio de Oakley, Shark, Alpinestars, Royal Motors e Thinkers, além do apoio de Orbea, Marazul, Edge e Frota.

Calendário 2020
1ª etapa – 19/07 – Jerez de la Frontera, Espanha
2ª etapa – 26/07 – Jerez de la Frontera
3ª etapa – 13/09 – Misano, Itália
4ª etapa – 19/09 – Misano, Itália
5ª etapa – 20/09 – Misano, Itália
6ª etapa – 10/10 – Le Mans, França
7ª etapa – 11/10 – Le Mans, França