O futuro nunca esteve tão próximo da realidade. Equipamentos de ponta antes visto somente nos filmes de ficção já podem sair das telas para a vida real. Acreditando na inovação como porta de entrada para a revolução tecnológica no mercado de saúde, o Sistema Hapvida tem investido no patrocínio de iniciativas de startups e projetos que possam evoluir o conceito de atendimento à saúde. E com o equipamento Gravity, não poderia ser diferente. A mochila à jato ou jet suit, se baseia no princípio da aerodinâmica e funciona como um motor de carro por meio de cinco turbinas acopladas ao corpo, capaz de fazer o homem voar por até 10 minutos a 60 km/hora.

Fundada há 3 anos por Richard Browning, um empresário inglês, a Gravity Industries é a responsável pelo equipamento, que está em fase de testes inclusive com o auxílio de uma brasileira. Karina Oliana, médica e apresentadora de TV, marcou recentemente a sua carreira ao ser a primeira mulher sul-americana a voar com uma mochila à jato controlando as funções com pequenos botões ao alcance dos dedos. A experiência aconteceu na Inglaterra.

Apesar de ainda estar em fase de testes onde o patrocínio da iniciativa privada tem uma importância relevante para desenvolver suas funcionalidades, o equipamento que oferece múltiplas possibilidades para o ganho de tempo, tem sido estudado para a aplicação junto às áreas militar, segurança e médica. “A mochila à jato representa uma revolução nos resgates em situações de acidentes graves em locais de difícil acesso, além de significar a redução do tempo que no caso da saúde pode ser determinante”, diz Karina.

“O aporte da iniciativa privada é um diferencial que pode ser decisivo para o desenvolvimento de inovação e tecnologia. Na área de saúde não é diferente. Temos um cenário bastante desafiador no Brasil e muitas ideias que podem ser aliadas no dia a dia médico com o objetivo de salvar vidas. É isso que estamos procurando”, diz Dr Jorge Pinheiro, presidente do Sistema Hapvida.

O Sistema Hapvida se destaca no cenário nacional de saúde por sua rede verticalizada e atendimento em todas as regiões do país. “Somos grandes incentivadores da inovação e apostamos fortemente na adoção de Inteligência Artificial na integração de tecnologias que ofereçam eficiência e segurança no tratamento da saúde”, completa Dr Jorge Pinheiro, presidente do Sistema Hapvida.