Seja nas redes sociais ou em programas de televisão, todos os dias viraliza alguma receita ou prato. Todos correm para aprender como se prepara a novidade e isso é ótimo, pois inspira o amor pela cozinha. É realmente incrível aprender todas essas técnicas, mas o que fazer quando o preparo não dá certo? Ou quando se erra o cálculo e se tem muitas sobras?

Como desperdiçar alimentos não é uma opção, precisamos nos aprofundar nos conhecimentos sobre os ingredientes que serão utilizados e entender como reaproveitá-los. Não é porque não deu para usar o ingrediente naquela receita ou porque sobrou que o alimento deve ser descartado. Essas práticas além de gerar um volume gigante de lixo, gera um desperdício que sentimos no bolso. Por isso, jogar alimentos no lixo não é uma escolha inteligente.

Para evitar esse tipo de comportamento devemos entender que os alimentos nos dão um mundo gigante de opções. Por que jogar fora a casca da batata, se podemos preparar uma deliciosa batata rústica ou um chips cheio de sabor? O arroz parado na geladeira misturado com ovo e um pouco de farinha pode se transformar em um petisco dos deuses. Até pratos mais elaborados como a feijoada, que você pode fazer deliciosos bolinhos ou até mesmo uma torta, podem se transformar em algo novo.

“O momento é de fazermos escolhas inteligentes”, afirma o chef Melchior Neto que dá uma dica perfeita de Restô Dontô de feijoada.

INGREDIENTES
5 xícaras de chá de feijão preto batido “feijoada”
3 xícaras (chá) de farinha de mandioca temperada
2 colheres (sopa) de azeite
½ cebola picada
300g de couve lavada e picada
5 xícaras (chá) de arroz pronto
1 ovo inteiro
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de leite
1 xícara (chá) de bacon picado e frito

MODO DE PREPARO
Esquente o caldo de feijoada numa panela e vá acrescentado a farofa temperada aos poucos mexendo até descolar do fundo da panela e reserve. Em outra panela refogue cebola no azeite até ficar transparente, jogue toda a couve, sal e frite para ficar al dente.
Em uma bacia, junte o arroz, o ovo, a farinha de trigo, a metade do bacon e a metade da couve misturando bem até dar um ponto de massa. O leite serve para ajudar dar esse ponto. Unte a forma com óleo e polvilhe com farinha de trigo. Acomode a massa de feijão e por cima a massa de arroz. Coloque no forno pré-aquecido a 200° por 30 minutos. Retire do forno e deixe descansar por 10 minutos.
Desenforme e finalize decorando com o restante da couve no centro e o bacon picado.

Sobre o autor: O chef Melchior Neto comanda as cozinhas do Botequim Carioca e do Gema Restaurante em Santo André – SP.

Serviço:
Gema Restaurante
Endereço: Rua das Paineiras, 378 – Jardim, Santo André– SP
Telefone Reserva e Delivery: 4436-3773