Vamos falar de algo que muita gente confunde, que é o Valentine’s Day e o Dia dos Namorados! Você sabia que são duas datas diferentes?

Antes de tudo, precisamos entender que nos Estados Unidos o Dia dos Namorados é diferente do Brasil. Na verdade, nem é chamado de Dia dos Namorados e sim, Valentine’s Day.

O nome “Valentine’s Day” é uma forma encurtada do nome mais formal de Saint Valentine’s Day (traduzido como Dia de São Velentino)  que é celebrado no dia 14 de Fevereiro.

A história desta celebração é bem antiga. O nome vêm de um mártir cristão chamado Valentine e o dia foi estabelecido pelo Papa Gelasius I no ano 496, mas começou a ser associado com amor romântico na Idade Média.

Tradicionalmente este é o dia quando os apaixonados expressam seu amor um ao outro, através de demonstrações de carinho, como cartões, presentes e flores.

Hoje em dia nos Estados Unidos o Valentine’s Day tem um sentido mais amplo. Além de ser um dia para apaixonados, como o Dia dos Namorados no Brasil, é também um dia onde se pode expressar amor e amizade pelo outro.

Como surgiu o Dia dos Namorados no Brasil?

Para os brasileiros que vivem nos Estados Unidos, não há como ignorar este dia tão tradicional, pois do mesmo modo que o 4 de Julho e Thanksgiving são famosos, o Valentine’s Day também é, apesar de não ser um feriado.

No Brasil, o surgimento do dia foi um pouco diferente, isto é, teve uma origem mais comercial. Uma rede de lojas percebeu que durante o mês de Junho ocorria uma queda nas vendas, pois não há uma data comemorativa no mês.

Para reverter essa situação a empresa contratou um publicitário que teve a ideia de copiar o Valentine’s Day e escolheu o dia 12 de Junho para as comemorações.

De fato, a data não foi escolhida por acaso. Há a comemoração do dia 13 de Junho, homenageando o Santo Antônio, o “santo casamenteiro”. Por esse motivo o Dia dos Namorados ficou para um dia antes.

A estratégia surtiu efeito com o slogan “não é só com beijos que se prova o amor”, o que alavancou as vendas da loja e criou a tradicional troca de presentes da data.

Desde então, casais apaixonados trocam presentes como chocolates, flores, cartões e outras lembranças para reafirmar o amor e o carinho que sentem todo dia 12 de junho.