Data é carregada de tradições e simbolismos

 

Neste domingo, é comemorado uma das datas mais importantes na Inglaterra: o Dia das Mães. A tradição teve origem no período em que o país esteve sob o domínio do Império Romano e até hoje preserva tradições.

 

Cercada de simbolismos e uma alta carga histórica, o Dia das Mães inglês surgiu da união de costumes pagãos e cristãos. Por influência da igreja católica romana, a celebração acontece no quarto domingo da Quaresma. Além disso, a data coincide com o festival de Hilária, em honra da deusa Cibele, conhecida como Magna Mater, a “Grande Mãe”, comemorado em Roma na mesma época do equinócio de primavera, marcando o final do inverno e os dias mais longos. Era um dia em que os fiéis do século XVI voltavam à paróquia onde foram batizados e aproveitavam para visitar suas mães.

 

Com o passar do tempo, o sentido mais religioso da data foi se perdendo. Atualmente, os filhos e netos aproveitam o dia para reunir as famílias e visitar a matriarca, assim como levar flores, cartões e guloseimas.

 

Bolo materno

 

Outra tradição da data, que também vem da Idade Média, é o simnel cake, conhecido ainda como mothering cake. Trata-se de um bolo feito de frutas secas e amêndoas, decorado com 11 bolas de marzipã no topo, representando a reunião dos 11 apóstolos de Cristo (exceto Judas). Além de delicioso, esse doce pode ser preparado com bastante antecedência e degustado mesmo depois de dias.

 

Veja como você pode preparar essa iguaria na sua casa e homenagear sua mãe no domingo:

 

Ingredientes:

 

Para a pasta de amêndoa:

250g de açúcar refinado

250g de amêndoas moídas

2 ovos batidos

1 colher de chá de essência de amêndoas

 

Para o bolo:

175g de manteiga ou margarina

175g de açúcar

3 ovos batidos

175g de farinha de trigo

1 pitada de sal

350g de frutas passas (uvas, sultanas)

Raspas de ½ limão

1-2 colheres de sopa de geleia de damasco

1 ovo batido para pincelar

 

Modo de preparo:

 

  • Para a pasta, triture as amêndoas e misture com o açúcar em uma tigela. Adicione o ovo batido, misturando até obter uma pasta de consistência macia.
  • Adicione a essência de amêndoa e sove a massa por um minuto até adquirir uma consistência suave e flexível.
  • Estique um terço da massa de amêndoa para obter um círculo 18 cm de diâmetro e reserve o restante para a cobertura do bolo.
  • Preaqueça o forno a 140ºC e unte uma forma de bolo de 18 cm.
  • Para o bolo, bata a manteiga e o açúcar até obter um creme.
  • Bata os ovos e adicione ao creme. Em seguida, peneire a farinha e o sal, um pouco de cada vez. Por último, acrescente as frutas secas e raspas de limão na mistura.
  • Coloque metade da mistura em uma forma untada de 18 cm de diâmetro. Alise a superfície e cubra com o círculo da massa de amêndoa. Adicione o resto da mistura do bolo e asse no forno pré-aquecido por 1 hora. Teste inserindo um palito no meio – se ele sair limpo, o bolo está pronto.
  • Depois de cozido, retire do forno e deixe esfriar. Pincele o topo do bolo com a geleia de damasco. Divida o restante da pasta de amêndoa na metade: Um círculo para cobrir o topo do bolo e a outra metade para formar 11 e pequenas bolas para decorar.
  • Pincele o bolo com um pouco do ovo batido. Pré-aqueça um grill e coloque o bolo por 1-2 minutos, até que a parte superior do bolo começar a dourar.

 

Rendimento: 10 – 12 porções

Fonte:CI