WC nas alturas

O banheiro mais alto da Europa está localizado a 4.260 metros acima do nível do mar, no Mont Blanc. A montanha na fronteira entre Itália e França tem 4.810 metros. Já a montanha mais alta da Europa é o Elbrus, com 5.642 metros, no Cáucaso, embora haja controvérsia se ela está em solo europeu ou asiático.

Caminho nas alturas

A estrada pavimentada mais alta da Europa (a 3.396 metros sobre o mar) fica no Pico del Veleta, na espanhola Serra Nevada, na região de Andaluzia.

Portão marítimo para o mundo

Roterdã, na Holanda, tem o maior porto marítimo da Europa, com quase 450 milhões de toneladas de mercadorias movimentadas ao ano.

Maior estação ferroviária

A maior estação ferroviária da Europa é a Estação Central de Munique, com 34 plataformas (incluindo duas de metrô) e mais de 410 mil passageiros e visitantes diários (em 2019). Com 32 plataformas no nível térreo e duas subterrâneas, é também a segunda maior estação ferroviária do mundo, atrás apenas da Grand Central Terminal , de Nova York.

Sem chance de ultrapassagem

Um homem caminha pela Spreuerhofstrasse em Reutlingen, no estado alemão de Baden-Württemberg. A rua, que tem apenas 31 centímetros de largura, se tornou um importante ímã turístico para a cidade desde que foi incluída no Livro de Recordes do Guinness, há cinco anos. Já a rua mais curta da Europa e do mundo, segundo o Guinness, é a Ebenezer Place em Wick, Escócia, com 2,06 metros.

Europa também tem deserto

O deserto de Tabernas, na Andaluzia, é o único da Europa. As cadeias montanhosas adjacentes de Los Filabres e Alhamilla são parcialmente responsáveis ​​pelo clima seco na reserva natural de 11.625 hectares. A precipitação média abaixo de 250 mm ao ano, temperaturas médias de 17 graus e mais de 3 mil horas de sol fazem do deserto a região mais quente e seca do continente.

Montanha de fogo

O Etna, nas proximidades de Catânia e Messina, na Sicília, com mais de 3.320 metros acima do mar, é o mais alto vulcão ainda ativo na Europa. É considerado patrimônio mundial pela Unesco, pela sua localização icônica.

Águas europeias

O rio mais extenso da Europa é o Volga, com 3.530 km desde a nascente nas colinas de Valdai, a noroeste de Moscou, até a foz, no Mar Cáspio. Seu curso é três vezes maior que o do Reno. A diferença de altitude entre a nascente e a foz é de 256 m. Com uma vazão média de 8.064 m³/s, é também o rio com mais água da Europa.

Águas em queda

Mardalsfossen, na Noruega, é a cachoeira mais alta da Europa. A altura total de queda é de 655 metros, sendo 297 metros de queda livre no patamar superior.

Ostentação em concreto

O maior prédio do mundo em área útil é o Palácio do Povo, construído pelo ditador romeno Nicolau Ceausescu em Bucareste. Ele tem mais de 6 mil cômodos esplendidamente decorados, espalhados por 360 mil metros quadrados.

Nome impronunciável

O lugar com o nome mais longo fica na ilha Anglesey, no País de Gales. Traduzido, o nome significa “igreja de Santa Maria na cavidade da aveleira branca perto do redemoinho rápido e da igreja de São Tisílio junto à caverna vermelha” ou, de forma bem mais simples, Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch.

Fonte:DW