Produtor rural Ludio Vidotti

Agricultura de precisão: cresce o número de produtores que comprovam a eficiência no campo

A produtividade agrícola aumentou consideravelmente nas últimas décadas. Isso se deve, dentre outros fatores, ao momento tecnológico vivido. Produtores estão chegando ao ápice da sua produtividade ao adotar a agricultura de precisão e soluções digitais, que geram aumento de produção com redução de custos, fator importante para garantir o alimento sustentável para a população mundial crescente.

Tornar as soluções de agricultura de precisão mais acessíveis ao produtor rural é um dos compromissos da Coopercitrus – Cooperativa de Produtores Rurais, que atua nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Goiás.

Através da prestação de serviços, a cooperativa encontrou uma forma de desembarcar a inovação dentro da porteira. No primeiro semestre de 2021, a Coopercitrus investiu R$ 5 milhões em novas tecnologias, contando com mais de 20 drones de pulverização, cinco Vant’s, três drones de imagem, oito carretas e cinco caminhões de aplicação de corretivos para atender aos cooperados. Além disso, mais de 120 profissionais especializados dedicam-se a fazer a aplicação das tecnologias em campo, dar suporte técnico e auxiliar as análises das informações coletadas.

Ludio Vidotti de Monte Azul Paulista, SP, é um produtores rurais que conta com o suporte da Coopercitrus na área de agricultura de precisão, com os serviços de amostragem de solo georreferenciada, distribuição de corretivos de solo a taxa variável e mapeamento de área via satélite. Ele opina que a tecnologia deixou de ser um item opcional para se tornar cada vez mais necessária em campo. “Alguns produtores ainda estão muito receosos em adotar uma nova tecnologia, mas hoje a adesão é maior porque se tornou essencial. Quem não caminha ao lado dela, vai sair do negócio”, afirma.

Alexandre Machado, produtor de laranja e cana-de-açúcar no interior paulista, confirma essa visão e percebe o quanto a tecnologia se tornou indispensável. “Quando começamos, nosso trabalho era basicamente plantar, passar herbicida, adubar e pronto. Hoje muita coisa mudou e para melhor. Hoje sabemos da importância do drone para identificar as plantas daninhas no canavial, o uso de pivô central, o plantio de grãos em áreas de reforma” analisa Machado.

Outro produtor que conta com a cooperativa para inovar em sua atividade é Eduardo da Palma, produtor de cana em Monte Azul Paulista, SP. Ele conta que o investimento nas novas tecnologias contribuiu com o uso racional de insumos, aumentou a lucratividade e gerou menos impacto ao meio ambiente. “Minha visão é a seguinte: se aumenta a produtividade e continua gastando o mesmo que antes, há ganho. Mas, se conseguirmos reduzir custos e aumentar a produtividade, então a gente ganha duas vezes”, avalia o produtor.

Tecnologias dão o tom na Coopercitrus Expo
Durante a Coopercitrus Expo Digital, que acontece de 19 a 30 de julho, o produtor rural poderá aproveitar condições especiais em todos os produtos e serviços para o manejo, além das soluções tecnologias agrícolas da cooperativa. Dentre as soluções de agricultura de precisão, os destaques são o serviço de mapeamento de áreas via satélite, pulverizações localizadas com drone, análises de solo georreferenciadas, mapeamento de áreas com falhas ou infestações, telemetria para o acompanhamento das operações remotamente, entre outras. Todos os serviços são prestados por um time de profissionais especializados, para garantir os melhores resultados ao produtor.

Para saber mais sobre o evento, acesse www.coopercitrusexpo.com.br e acompanhe a programação.

Sobre a Coopercitrus
Fundada em 1976 em Bebedouro, SP, a Coopercitrus – Cooperativa de Produtores Rurais, com mais de 37 mil cooperados e mais de 60 unidades de negócios em municípios de São Paulo, Minas Gerais e Goiás. É hoje a maior cooperativa paulista e uma das maiores do Brasil no fornecimento de insumos, fertilizantes, sementes, ração animal, produtos veterinários, máquinas, implementos, tratores, irrigação e demais itens indispensáveis para a produção agropecuária, além de suporte técnico, serviços de tecnologia agrícola e soluções de agricultura de precisão. Conta com concessionárias de máquinas agrícolas, silos de armazenamento de grãos e café, fábrica de ração animal, shoppings rurais, postos de combustível e lojas de conveniência. Tem como propósito oferecer ao produtor rural não só produtos e serviços agrícolas, mas também levar ao campo conhecimento para uma gestão cada vez mais sustentável.