‘NEM DOEU’ será lançado na noite de segunda-feira (28), em um bate-papo online com o produtor e um dos organizadores do evento Márcio Júnior

Impossível falar de desenho animado no Brasil sem citar o cineasta e animador brasileiro Otto Guerra. E nada mais justo do que aproveitar o 14º Dia Internacional de Animação de Goiânia para o lançamento da sua autobiografia, ou melhor dizendo, autopornografia, como o próprio autor a define.

O livro, que leva o nome de NEM DOEU, será lançado na segunda-feira (28), às 20 horas, em um bate-papo online com o produtor Márcio Junior que, ao lado de Márcia Deretti e Coelho Nunes, comanda o evento. A transmissão será realizada pelo canal do Youtube e site da MMarte Produções.

Publicado pela Editora MMarte, a obra possui 132 páginas dramáticas e hilariantes, além de capa e ilustrações assinadas por Marco Pilar, outra lenda das artes gráficas gaúchas.  A publicação traz os bastidores da vida e da carreira de Otto Guerra, que tem mais de 500 produções no currículo e é considerado uma lenda da animação brasileira.

O profissional lidera, há mais de 40 anos, a OTTO Desenhos Animados, uma das pioneiras em animação no país e a única que tem seu conteúdo destinado quase exclusivamente ao público adulto. Em seu currículo, estão pérolas como Rocky & Hudson: os Caubóis Gays (1994), Wood & Stock: Sexo, Orégano e Rock’n’Roll (2006) e A Cidade dos Piratas (2018).

Além disso, Otto Guerra está entre os cinco brasileiros citados no livro Animation Now, a bíblia da animação mundial, publicado pela Taschen. E, em 2020, tornou-se membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, compondo a equipe de júri de longas e curtas-metragens de animação concorrentes e vencedores do Oscar.

NEM DOEU está disponível para aquisição, na pré-venda, por R$ 60, com despesas postais inclusas. Os interessados têm até 10 de julho para adquirir o livro, pelo site www.mmarteproducoes.com. Os 200 primeiros compradores ainda levam um frame exclusivo de Rocky & Hudson: os Caubóis Gays, ou de algum outro filme do Otto, autografado pelo autor.

14º Dia Internacional de Animação de Goiânia

A 14ª edição do Dia Internacional de Animação de Goiânia começou na sexta-feira (25) e segue até segunda-feira (28), com o objetivo de celebrar e difundir, de forma gratuita, o cinema de animação, além de proporcionar o acesso democrático à essa arte cinematográfica. Durante os quatro dias de evento, o público poderá conferir 52 produções audiovisuais regionais, nacionais e internacionais, de variadas técnicas e estilos, assim como títulos infantis e uma curadoria de filmes em animação da CRASH – Mostra Internacional de Cinema Fantástico.

A programação ainda conta com um bate-papo sobre o ensino da animação na Universidade Federal de Goiás, mediado pelo Prof. Dr. Flávio Gomes. Além de oficinas de Storyboard Profissional para Animação, com o diretor de animação, professor e desenhista Emerson Rodrigues. E de Animação Stop Motion – Experimentação e Loop, com a diretora, roteirista e animadora Giuliana Danza. Tudo de forma online e gratuita, pelo canal do Youtube e site da MMarte Produções.

O evento acontece excepcionalmente em junho neste ano, mas, desde 2007, é realizado em outubro como uma extensão do Dia Internacional da Animação – DIA, criado em 2002 pela Associação Internacional do Filme de Animação – ASIFA e realizado em mais de 30 países. No Brasil, a data foi adotada em 2004 pela Associação Brasileira de Cinema – ABCA e a mostra chega a alcançar mais de 200 cidades.

Em Goiás, o DIA é organizado e coordenado por Márcia Deretti, Márcio Júnior e Coelho Nunes por meio da MMarte Produções, produtora cultural goiana que deu à luz à Escola Goiana de Desenho Animado em 2009, e da Na Toca Produções. Conta, ainda, com apoio institucional da Lei Municipal de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Goiânia e apoio de empresas parceiras, como a Mandrake Comic Shop, a Hocus Pocus e o restaurante Dona Fiinha.