Soraia Mendes - Advogada
*Por Soraia Mendes

Mantiveram-se no comando os mesmos sobrenomes brancos, cis, hetero dos herdeiros privilegiados. Assentou-se a mera presença feminina “biológica” sem compromisso com a pauta das mulheres e a exploração eleitoreira da questão racial.

A OAB/DF, infelizmente, saiu ainda menor e mais desprestigiada. Diante de um cenário como esse, não há pelo que parabenizar a quem quer que seja.

Aceitei o chamado para concorrer ao Conselho Federal. Orgulhosa e honrada, com a razão em alerta e a emoção à flor da pele, vivenciei em cada minuto da campanha da Nossa Ordem é Democrática. E neste projeto sigo acreditando. Obrigada por tanto, camaradas.

Mas, desde já, em uma análise política particular, entendo que meu caminho natural e coerente é o da oposição.

Um lugar difícil de habitar em um sistema de disputa e exercício do poder paleolítico. A garantia da proporcionalidade dos grupos que se apresentam no processo eleitoral no conselho seccional é um passo civilizatório ainda a ser dado. Mas, que não interessa à elite que abomina quem não lhe é “igual”.

Não será fácil. Entretanto, é, do modo como entendo, a única opção coerente. Compor comissões sem poder de voto no conselho não passa de cooptação. Algo que a última gestão, por sinal, também “soube fazer”.

Equivoca-se (ou está mal-intencionado) quem rotula o “ser oposição” como o lugar da mágoa ou da crítica pela crítica. Isso nunca foi ser oposição, a não ser no delírio de golpistas, como a história recente do Brasil comprova.

Fazer política exige tempo e inteligência enxadrista. Por isso, em minha análise, o momento me exige assumir o papel de oposição forte, certeira, contínua para vencer o desafio de nos próximos 3 anos abrir caminhos com criatividade e paciência.

Obrigada a todas, todos e todes que confiaram no nosso projeto. Crescemos! A hora da advocacia de base, da advocacia negra, das mulheres comprometidas com as causas das mulheres (todas!), de representantes da comunidade LGBTI+ vai chegar. É inexorável!

Vamos em frente “com a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo”.

https://www.instagram.com/p/CWjpQgLl9ln/?utm_medium=copy_link