Mulher, negra, pobre – Jackeline Alecrin hoje é uma cientista e empreendedora com uma descoberta e diversos estudos que garantem a eficácia nos tratamentos

Empreendedorismo na ciência: cientista brasileira enfrentou desafios e alcançou reconhecimento internacional

Destaque brasileiro na ciência, Jackeline Alecrim passou por dificuldades financeiras antes de atingir o sucesso no setor de tratamentos capilares.

De acordo com dados da Organização de Estados Ibero-americanos (OEI), o Brasil é um dos países em que as mulheres mais assinam artigos científicos. Entre 2014 e 2017, 72% dos trabalhos foram assinados por pesquisadoras. Porém, mesmo com uma porcentagem tão alta, ser mulher e cientista dentro do país é uma constante luta por reconhecimento.

Jackeline Alecrim, por sua vez, é um caso de sucesso que merece ser contado. Ela é pioneira no mundo a desenvolver um estudo que originou uma patente de eficácia comprovada contra alopecias e queda capilar. Graduada em Farmácia, em 2013 Alecrim decidiu aplicar seus conhecimentos para desenvolver dermocosméticos científicos e se especializou em Cosmética Avançada e Produtos Naturais.

O caminho para o desenvolvimento da pesquisa não foi fácil. Durante 4 anos, a cientista sofreu e passou por dificuldades financeiras por conta da pesquisa, mas manteve uma fé inabalável no seu trabalho. Tendo que equilibrar os estudos com a vida pessoal, casamento e filho, Alecrim vendeu seu último bem, um carro popular, para tentar concluir suas pesquisas. “Minhas finanças estavam gravemente comprometidas, morava de aluguel, tinha um filho pequeno, a pressão era muito grande”, conta Jackeline.

Depois do período difícil, a recompensa veio no ano seguinte e o método contra alopecias e queda capilar foi reconhecido internacionalmente pela eficácia. Assim, nasceu a empresa Magic Science Brasil. “A Magiscience nasceu de uma vontade extraordinária de fazer o novo, do desejo de aplicar o grandioso poder da ciência no desenvolvimento de formulações cosméticas revolucionárias”, conta a cientista.

Hoje, aos 34 anos, Jackeline Alecrim já acumula experiências extremamente valiosas e se consagrou como referência no mercado como cientista e empreendedora. Para ela, olhar para trás é um vislumbre de uma trajetória de sucesso, no qual uma jovem cientista e mãe percorreu um caminho árduo para simplificar os cuidados com o cabelo com uma efetividade jamais vista anteriormente.

A MagicScience, nascida de um pequeno sonho, se tornou uma empresa gigante, capaz de juntar outros pequenos sonhos de diversas representantes espalhadas pelo país e torná-los reais. “É um exército de mulheres mágicas, apaixonadas pelos resultados dos produtos e pelo propósito de integrar esse projeto grandioso”, orgulha-se a CEO.

Sobre Jackeline Alecrim

Jackeline Alecrim é pesquisadora e desenvolvedora de formulações científicas para queda capilar, distúrbios do couro cabeludo, alopecias e danos no fio; cientista e especialista em cosmetologia avançada; fundadora da empresa de cosméticos Magic Science Brasil, que é destaque nacional e internacional pela eficácia clínica de seus produtos. Jackeline também faz sucesso com dicas de saúde capilar nas redes sociais, contando com mais de 90 mil seguidores no instagram.