Seis artistas já foram escolhidos e serão definidas as últimas três vagas para a grande final, no dia 20 de agosto. Evento conta ainda com show de encerramento da Banda dos Seguranças do Metrô

O Toca Aí!, maior concurso de música de rua de São Paulo, que está na sua segunda edição, realiza neste sábado, dia 13, das 11 às 17 horas, a terceira e última Eliminatória da competição. Já são seis classificados.

Organizado pelo Pátio Metrô São Bento em parceria com a Tatu Cult, o evento registrou a inscrição de mais de 200 artistas. Ao todo serão distribuídos mais de R$ 25 mil em prêmios.

Novamente dez artistas farão apresentações e um júri especializado irá selecionar três participantes para a grande final em 20 de agosto de 2022. O público também poderá assistir aos shows de abertura e encerramento com grandes artistas do cenário musical. Haverá transmissão on-line e interpretação em libras no local.

Últimos classificados

O júri composto por Karen Cunha, Fabiana Batistela e Gabriela Rassy selecionou na segunda eliminatória, dia 6 de agosto, os artistas Nalla e banda; Banda Cucamonga e Wannie Ramos para a grande final do dia 20. Eles se juntam a Cauê Chimera e Grupo, Jesus Kelvin e o Samburbano que garantiram lugar na primeira eliminatória, dia 30 de julho.

Tom, baixista da banda Nalla, comemorou a classificação com 100 pontos. “Estou com a Nalla há pouco mais um ano, e a esperança desse projeto que construímos é que o público tenha afeto, afinidade com o repertório. E assim, comece a entender melhor o que é a Nalla, qual a origem dela, como ela funciona, como são as letras e as músicas dela”, disse.

Já a Banda Cucamonga, que conquistou 98 pontos, também carimbou o passaporte para a finalíssima. Para Ricardo Reis, o grupo gosta de “brincar” quando está se apresentando. “A música tem que contagiar e quanto mais recebemos isso de volta do público, mais nos motiva”, afirmou. “Criamos uma estratégia para a nossa apresentação e tudo que aquilo que planejamos foi observado pelas juradas e teve um resultado bem satisfatório”.
Wannie Ramos, com 96 pontos, também avançou para a decisão do dia 20 de agosto. “As pessoas que vieram para assistir o concurso estão conectadas e abertas para receber o que a arte traz. E a arte de rua é milenar e sua existência é incalculável. E esse evento é prova disso, estamos aqui hoje nesse espaço com músicas e bandas incríveis, que só ‘floreiam’ ainda mais esse ‘jardim’ da arte de rua”, afirmou.

 

PROGRAMAÇÃO DE SHOWS E JÚRI- 13/8

Artistas participantes do concurso:

Arlet y Tomi, Bárbara Fagundes, Canto pra Ceci, Deborah Arruda, DriveTuka, Grupo Peça seu Cover, Mano Hick, Max Alexandre Teodoro, O Último Banco do Bar e Som Latino

Abertura:

Gambiarra Lixofônica – Guilherme Oliveira viaja o Brasil com suas performances nas ruas. A Gambiarra Lixofônica é um projeto de música em união com circo que busca trazer uma reflexão sobre a consciência ambiental e trabalhista de uma maneira muito leve e descontraída. O que mais chama atenção em suas performances são os instrumentos reciclados e ressignificados.

Encerramento:

Banda dos Seguranças do Metrô – Grupo formado em 2011 por dez agentes do Metrô. Após se juntarem para fazer um trabalho social numa casa de repouso para idosos, os “seguranças músicos” foram convidados a se apresentarem em alguns eventos internos da Companhia. A partir daí, o projeto ganhou força, entrou na agenda cultural do Metrô e foi ampliado para os passageiros. A BSM apresenta um repertório diversificado e eclético, que passa por clássicos da música nacional e internacional.

Júri:

Ricardo Rodrigues – Empresário, Agente e Produtor Cultural, graduado no curso de Imagem e Som na Universidade Federal de São Carlos. É Diretor Geral do Festival CONTATO desde 2007 e sócio-fundador da Let’s GIG – Booking & Music Services, onde atua na produção e agenciamento de artistas. Atualmente é Diretor da Regional Sudeste da Associação Brasileira de Festivais Independentes – ABRAFIN e cursa o MBA em Gestão de Negócios na USP/ESALQ.

Dani Ribas – é diretora da Sonar Cultural Consultoria. É Doutora em Sociologia pela UNICAMP, e a partir de sua tese criou o método ID_MUSIQUE, que analisa e incorpora o comportamento do público às estratégias criativas e de negócios de artistas da música. Foi consultora da UNESCO e do Mercosul Cultural, foi pesquisadora do CPF-SESC SP, foi diretora do DATA SIM e fez pesquisa em Economia Criativa para o IPEA. Integra a Rede SateliteLAT de Mulheres na Indústria da Música Latino-americana. É professora de Music Business no Music Rio Academy, OnStage Lab, FESP SP, Música & Negócios PUC-Rio, Faculdade e Conservatório Souza Lima, e de Gestão Cultural na UNICAMP.

Flávia Marques – Graduada em comunicação social pela Unesp, cursou pós-graduação em jornalismo cultural e atua há 25 anos em ação cultural em diversas linguagens artísticas no Sesc SP.

 

SERVIÇO

2º Concurso de Música de Rua Toca Aí!

Realização: Pátio Metrô São Bento e Tatu Cult

3ª Eliminatória: 13 de agosto de 2022 – das 11h às 17h

Entrada: gratuita

Local: Pátio Metrô São Bento – Praça da Colmeia

Confira a programação completa: https://patiosaobento.com.br/toca-ai/

ProAC

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Pátio Metrô São Bento e Tatu Cult, apresentam o 2º Concurso de Música de Rua – Toca aí!

Sobre o Pátio Metrô São Bento

O Pátio Metrô São Bento é um centro comercial, cultural e gastronômico a céu aberto, situado no Centro da cidade, aos pés do mosteiro de mesmo nome, um dos principais cartões postais paulistanos. O acesso ao Pátio também é privilegiado, através da estação São Bento do Metrô. O local atende aos mais de 4 milhões de passageiros que circulam pela região, como uma opção agradável, prática e segura de aproveitar o melhor do Centro. A Praça da Colmeia, espaço de eventos do local, recebe atrações culturais regularmente, oferecidas sempre de maneira gratuita à população.

Acesse: patiosaobento.com.br/

facebook.com/patiometrosaobento/

instagram.com/patiometrosaobento