A Associação da Parada do Orgulho LGBTQIPA+ de Goiania, organização não governamental que organiza a quinta maior parada do Brasil informa que este ano a manifestação social concentrará das 8h às 18h , no centro da capital e espera a presença de 100 mil pessoas.

O tema escolhido para a parada de 4 de setembro foi Todes, Todas e Todos votemos com orgulho. De acordo com a ativista Beth Fernandez, Psicóloga e uma das coordenadoras da Associação da Parada de Goiânia “o tema dialoga com a linguagem inclusive de pessoas binárias ( masculinos ou femininos ) e não binarias. É ano eleitoral e vamos pedir o voto em candidatos/as que não discriminem ou pratiquem preconceito contra a comunidade LGBTQIPA+”.

Liorcino Mendes, advogado, co-coordenador da Associação da Parada de Goiânia e organizador desde a primeira em 28.06.1996, na Praça Cívica, diz que o objetivo “   é unir o poder público que tem fundamento constitucional prevista no art.1 , inciso da Lei orgânica Municipal  de  Plena cidadania e dignidade da pessoa humana. E no art. 2º .promover o bem de todos sem preconceitos e quaisquer outras forma de discriminação. Somos 10 % dos contribuintes municipais, temos direitos legais a políticas e investimentos públicos de combate ao preconceito e a discriminação.

Thiago Henrique, produtor cultural, coordenador da Associação da Parada de Goiânia afirma que a manifestação social vai cobrar o respeito a democracia, aos Direitos humanos e ao fim do preconceito a comunidade de Lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, queers, Pansexuais, Intersexuais e ageneros ( não binarias ) – LGBTQIPA+.

Novo Horário

A Associação informa que a parada vai se concentrar a partir das 8h até as 13 h,  na avenida Goias com Praça Cívica, direção sul-norte . Pela manhã serão realizados serviço sociais, atendimentos jurídicos e prevenção em saúde pela Prefeitura de Goiania, DPE, OAB-GO, GEACRI,Secretaria de Saude, Astral, AGCDI, GEE, Forum de Transexuais , Mães pela Igualdade e igrejas inclusivas .

As 13:00h iniciam as falas das autoridades, de ativistas LGBTQIPA+ sobre o tema de 2022 Todes, todas, todos votemos com orgulho. As 15h será a caminhada da parada pela avenida Goiás centro até a estação rodoviária do BRT.

O evento tem o objetivo de comemorar  28 de Junho de 1969, dia internacional do orgulho LGBTQIA+, marco do movimento no mundo.

Segundo os organizadores, a Parada é um evento Político, social , econômico e cultural, sem fins partidários ou lucrativos. Reforçamos a parceria para nos unir contra a LGBTQIA+ Fobia. “É um momento em que LGBTQIA+ e Heterossexuais não LGBTfobicos se unem para combater o preconceito e a discriminação , contra a Transfobia, Homofobia , Bifobia e demais fobias  e unir forças para uma sociedade de respeito , especialmente aos Direitos Humanos das pessoas que mais sofrem e são oprimidas na sociedade”.

Quem quiser ser voluntario da 26 parada de Goiânia deve entrar em contato com Thiago Henrique no WhatsApp (62) 99284-8809